Histórias do Yzony.






































No Vale do Jequitinhonha, mais precisamente na cidade de Padre Paraíso, foi onde a mãe terra decidiu fazer brotar no meio do ‘‘bamburros’’ (cascalho que antecede à pedra preciosa) entre as mais estonteantes jazidas o seu filho Yzony; conhecendo as necessidades do povo e a lida sofrida no garimpo dali o Yzony escolheu morar e cuidar daquela região, ele cuida das matas, das águas e sobretudo dos minerais do subsolo onde nasceu.

Os traços míticos deste personagem faz lembrar os contos mágicos das crenças dos botocudos, tribo indígena que residia a região nos anos 800; os garimpeiros atribuem a sua sorte aos seres invisíveis e o mais poderoso deles é o Yzony.

Conta-se que algumas pedras preciosas transformam-se em Lagarta de Fogo e andam terra a dentro assim como, a Pedra Encantada que transforma-se em uma bola de fogo e sai pulando de uma montanha para a outra durante a noite e desaparece em um piscar de olhos, ela pode transformar-se em uma linda e formosa mulher, hipnotizar os homens e com encantos mágicos os levar para a floresta fazendo com que se percam em meio à escuridão.

Acredita-se que todos esses mistérios é uma forma que o Yzony encontrou de confundir as pessoas e fazê-las desacreditar na sua existência, podendo então agir livre ao comando da mãe natureza.

-------------------------------------------------------------------------------
Há depoimentos e relatos em vídeo de ataques do Yzony aos garimpeiros, sendo a maioria deles na cidade de Padre Paraíso, terra natal do Yzony.



Comentários