segunda-feira, 7 de julho de 2014

Dicas de Letícia Rodrigues


O que comer nesse friozinho ?

Por que será que nesse friozinho sentimos mais vontade em comer?
Quando estamos convivendo com as baixas temperaturas advém a sensação de sentir mais apetite e a procura por alimentos que satisfaçam essa necessidade é ainda maior.
Isso acontece, de maneira geral, porque no frio o organismo tem um maior gasto calórico para manter a temperatura corporal.  O nosso corpo sempre precisa de cuidados  devemos dar um suprimento extra de vitaminas e minerais para aumentar nossas defesas contra o frio mas também ter cuidado com o excesso de calorias; optar sempre por alimentos saudáveis e não exagerar com a quantidade a ser consumida.
Estes alimentos abaixo são uma ótima pedida para ser consumidos no inverno; pois irão fornecer exatamente o que o nosso organismo precisa nesta época além de ser  muito saudáveis;
·         Ovos (Preferência cozidos, fornecem uma boa quantidade de proteínas ácido graxos);
·         Peixes (É importante comer peixe no inverno, pois contém vitamina D. esta vitamina estimula a produção de serotonina no organismo, o que consequentemente, melhora nosso humor e ajuda a combater a depressão).
·         Água (A água é importantíssima para o nosso corpo, mesmo no inverno, época em que perdemos menos líquidos, devemos manter o corpo bem hidratado);
·         Chocolate (O chocolate amargo sem leite tem uma grande quantidade de antioxidantes);
·         Frutas (Especialmente as frutas cítricas elas têm muita vitamina C e antioxidantes que ajudam a prevenir doenças);
·         Nozes (são ótimos alimentos riquíssimos em vitaminas e selênio que um mineral importante para nosso organismo);
·         Cereais Integrais (são muito bons para o sistema digestivo, para o coração e ajudam a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue.);
·         Legumes e verduras (são uma grande fonte de vitaminas e minerais, as quais devem estar sempre presentes na nossa alimentação);
·         Outra opção muito interessante são os chás, eles nos fornecem nutrientes e, além disso, possuem baixa caloria.
Outro agravante é a preguiça que o friozinho nos dá. Não são todas as pessoas que tem ânimo de chegar à noite e ir para uma academia com esse frio. Mas deveria. Se o seu objetivo é emagrecer e manter um estilo de vida saudável aproveite que o nosso corpo está gastando mais energia e programe-se para obter qualidade de vida, além de perder peso.
Animem-se: Sempre tenha em mente a reeducação alimentar e a prática de atividade física. Afinal: SAÚDE É TUDO!

Letícia Rodrigues
Nutricionista / CRN-MG 14235/P.


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