terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Grupo de Mulheres do Bordado de fitas e sianinhas. "Artesanato"


Mulheres de Padre Paraíso se reúne de segunda a quarta com a professora FRIDA para um trabalho de bordados ( Fitas e sianinhas) com o apoio do Bolsa Família e em parceria com a Prefeitura Municipal de Padre Paraíso.




























Alimentação Saudável e rendimento físico


A alimentação balanceada é indispensável para o bom rendimento físico. Alimentar-se antes do exercício pode se tornar uma tarefa difícil para todos os praticantes de atividade física.  O ideal é realizar uma refeição 2 a 4 horas antes do exercício. A refeição ideal compreende basicamente carboidratos (massas, pães, arroz, cereais), ser moderada em proteínas (carnes, queijos e leite) e mais desprovida de lipídeos (óleo e gorduras em geral). Os carboidratos são de fácil digestão, em contrapartida da digestão das proteínas e lipídeos que é mais lenta. As refeições ricas em lipídeos oferecidas antes do exercício podem acarretar desconforto gástrico.
Praticantes de exercícios devem estocar esses alimentos regularmente: Cereais, pães integrais, cereais integrais como, por exemplo: flocos de aveia, arroz, massas, bolachas crackers, cevada, trigo, todos estes integrais. É conveniente também frutas como as cítricas (laranjas e tangerinas), bananas, kiwi, abacaxi, maçãs, pêras, nectarinas, mamão papaia, pêssegos, ameixas frescas e secas, damascos, uvas frescas passas, melancia e melões, morangos, amoras e cerejas, sucos de frutas totalmente naturais, em dias de calor picolés de sucos de frutas 100% naturais uma ótima opção. Hortaliças ( brócolis, couve-flor, couve de Bruxelas, espinafre, repolho) vegetais que contenham  mais massa (batatas doces, inhame ou cará) , leguminosas ( vagem, ervilha, feijões) , grupo dos leites e derivados (leite desnatado ou com baixo teor de gordura, queijo cottage, iogurte desnatado). As fontes de proteínas que também são importantes (peito de frango e peru ambos sem a pele, lombo suíno, roastbeef de carne magra, ovos, salmão, atum, peixes brancos, camarão, hambúrgueres vegetarianos de soja) e as alternativas a carne (tofu, castanhas, sementes, barras energéticas, entre outros).

E aí vai alguns exemplos de lanches para antes do treino:

Exemplos de Cardápios (lanches) Pré-treinos:
Vitamina de Banana e Aveia – 1 Copo Cheio
Biscoito tipo Cream Cracker Integral – 6 Biscoitos
Requeijão Cremoso – 3 Pontas de Faca

Leite Achocolatado – 1 Copo Cheio
Pão Integral – 2 Fatias
Margarina – 2 Pontas de Faca
Maçã – 1 Unidade

Suco de Laranja – 1 Copo Cheio
Pão Integral – 2 Fatias
Queijo Branco ou Muzzarela – 1 Fatia
Presunto – 1 Fatia
Banana com aveia e mel – 1 Unidade Média + 1 Colher de Mel

Iogurte desnatado com Granola – 1 Unidade
Pão Francês sem Miolo – 1 Unidade
Margarina – 2 Pontas de Faca 
Mamão Papaia – Metade de uma unidade pequena

Espero que gostem...

Letícia Rodrigues
Nutricionista / CRN-MG 14235/P.