Nova Microrregião Cultural Padre Paraíso-MG.


(COMPARTILHEM) NOS AJUDE NESTA CAMPANHA DE AFIRMAÇÃO CULTURAL.

Aos cidadãos, artistas, secretarias de cultura/educação e militantes da cultura das cidades de Caraí, Novo Cruzeiro, Ponto dos Volantes, Padre Paraíso e região.
Venho através deste, pedir a colaboração/adesão ao nosso movimento, o qual trata-se da criação de uma Nova Microrregião de Interiorização da Cultura, que hora busca implementar "oficialmente" a sua sede em Padre Paraíso - MG.
Bem, foi criada em 2007 a Superintendência de Interiorização (SI-MG); cujo
objetivo principal é a regionalização e descentralização das políticas públicas de
cultura, promovendo a articulação entre as unidades do Sistema Estadual de Cultura e destas com o interior; Um grupo de pessoas com reconhecido perfil cultural, comprometidas com a cultura de seus municípios e que possam atuar como fonte de informação e difusores da Secretaria de Estado de Cultura.
Partindo deste princípio, alguns agentes/militantes culturais levantaram a bandeira
com a proposta de redesenhar o mapa das Microrregiões entre os vales do
Jequitinhonha e Mucurí devido a disparidade que havia nas polarizações delineadas
pela SEPLAG (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão). Diga-se de passagem, a cidade de Padre Paraíso foi a primeira cidade no estado a, efetivamente levantar bandeira contra a sua situação e a situação de municípios vizinhos ante as suas antigas sedes.
A SEPLAG nos coloca sob a sede de Araçuaí (no caso de Padre Paraíso), então, este, entre outros 03 (três) municípios estão, desde meados de 2013 lutando pela implementação legal do desmembramento e criação da nova demarcação no tocante à cultura Microrregional, são eles: Ponto dos Volantes, Caraí, Novo Cruzeiro e evidentemente Padre Paraíso.
Lembrando que, foi a própria Superintendência de Interiorização que, em meados de 2014, endossou a adesão do município de Novo Cruzeiro à Nova Microrregião, já que, este município em questão, também se mostrou desgostoso com a sua antiga sede. Então, a S.I. sugeriu os quatro nomes dos municípios que formaria a "Nova Microrregião"; e ainda, ajudou a organizar o Primeiro Fórum da mesma, realizado em Padre Paraíso no dia 21 de Maio de 2014, em seguida, convocou o representante eleito à época, Adriano Alves Ramos (Novo Cruzeiro) para reunião das Microrregiões que foi realizada em agosto de 2014 na capital Belo Horizonte-MG.
Os dados ou interesses da SEPLAG não serão prejudicados; apenas no que se referir à cultura local é que haverá uma ruptura de paradigmas, já que nossas cidades jamais foram lembradas quanto aos investimentos efetivos da cultura na região.
Esta é uma luta vencida "ainda que tardia"; estamos decididos a formar a nossa
própria microrregião cultural, pois as nossas afinidades, demandas e vocações culturais convergem-se para um mesmo interesse de inclusão sociocultural.
Por tudo que está exposto acima, e pela legitimidade deste movimento, pedimos o seu apoio à nossa luta.
Texto: Cejo Costa



Comentários