quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

CONVITE - Comemoração dos 50 Anos da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja.


Copa União do Vale 2015.


Comemoração dos 50 Anos da Instalação da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja Padre Paraíso.


Nova Microrregião Cultural Padre Paraíso-MG.


(COMPARTILHEM) NOS AJUDE NESTA CAMPANHA DE AFIRMAÇÃO CULTURAL.

Aos cidadãos, artistas, secretarias de cultura/educação e militantes da cultura das cidades de Caraí, Novo Cruzeiro, Ponto dos Volantes, Padre Paraíso e região.
Venho através deste, pedir a colaboração/adesão ao nosso movimento, o qual trata-se da criação de uma Nova Microrregião de Interiorização da Cultura, que hora busca implementar "oficialmente" a sua sede em Padre Paraíso - MG.
Bem, foi criada em 2007 a Superintendência de Interiorização (SI-MG); cujo
objetivo principal é a regionalização e descentralização das políticas públicas de
cultura, promovendo a articulação entre as unidades do Sistema Estadual de Cultura e destas com o interior; Um grupo de pessoas com reconhecido perfil cultural, comprometidas com a cultura de seus municípios e que possam atuar como fonte de informação e difusores da Secretaria de Estado de Cultura.
Partindo deste princípio, alguns agentes/militantes culturais levantaram a bandeira
com a proposta de redesenhar o mapa das Microrregiões entre os vales do
Jequitinhonha e Mucurí devido a disparidade que havia nas polarizações delineadas
pela SEPLAG (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão). Diga-se de passagem, a cidade de Padre Paraíso foi a primeira cidade no estado a, efetivamente levantar bandeira contra a sua situação e a situação de municípios vizinhos ante as suas antigas sedes.
A SEPLAG nos coloca sob a sede de Araçuaí (no caso de Padre Paraíso), então, este, entre outros 03 (três) municípios estão, desde meados de 2013 lutando pela implementação legal do desmembramento e criação da nova demarcação no tocante à cultura Microrregional, são eles: Ponto dos Volantes, Caraí, Novo Cruzeiro e evidentemente Padre Paraíso.
Lembrando que, foi a própria Superintendência de Interiorização que, em meados de 2014, endossou a adesão do município de Novo Cruzeiro à Nova Microrregião, já que, este município em questão, também se mostrou desgostoso com a sua antiga sede. Então, a S.I. sugeriu os quatro nomes dos municípios que formaria a "Nova Microrregião"; e ainda, ajudou a organizar o Primeiro Fórum da mesma, realizado em Padre Paraíso no dia 21 de Maio de 2014, em seguida, convocou o representante eleito à época, Adriano Alves Ramos (Novo Cruzeiro) para reunião das Microrregiões que foi realizada em agosto de 2014 na capital Belo Horizonte-MG.
Os dados ou interesses da SEPLAG não serão prejudicados; apenas no que se referir à cultura local é que haverá uma ruptura de paradigmas, já que nossas cidades jamais foram lembradas quanto aos investimentos efetivos da cultura na região.
Esta é uma luta vencida "ainda que tardia"; estamos decididos a formar a nossa
própria microrregião cultural, pois as nossas afinidades, demandas e vocações culturais convergem-se para um mesmo interesse de inclusão sociocultural.
Por tudo que está exposto acima, e pela legitimidade deste movimento, pedimos o seu apoio à nossa luta.
Texto: Cejo Costa