sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Roubo a residência urbana no distrito de Itinga.


Em 02/09/2015, por volta das 02h30mm, a guarnição policial composta pelo sargento Lemos, SD Gomes e SD Gilliard, por volta das 03h00mm, foram informados pelo plantão de Polícia Militar da Cidade de Araçuaí-MG, o qual repassou informações dando conta de que na Comunidade Taquaral, distrito da cidade de Itinga-MG, estava ocorrendo um roubo a residência, onde indivíduos armados fazia uma pessoa de refém.

Diante das informações repassadas, a guarnição policial se deslocou ate a comunidade supra, onde em contato com a vítima, o SR J.Hilton, vulgo '' Zé Preto'', nos reportou que 05 (cinco) indivíduos encapuzados, trajando camisas de cor preta, calças jeans escura, sendo que 01 (um), vestia blusa de cor clara, aparentando ser jovens, dois portando revólveres, outro baixo, gordo, de cor branca, arrombaram a porta dos fundos da sua residência, adentraram, renderam o senhor J. Hilton e a esposa, a Sra A. B. Silva, e anunciaram o assalto.

Ainda, segundo o Sr J.Hilton, os autores bem exaltados perguntavam a todo momento "cadê os cascalhos, cadê as pedras". Diante das ameaças, o senhor J. Hilton entregou aos indivíduos aproximadamente 70 kg cascalho de turmalina que estavam em duas bacias grandes de plástico e uma porção menor desta, de melhor qualidade, trezentos e cinquenta reais em dinheiro, seis relógios de marcas diversas e outros objetos mencionados em campo específico deste REDS.

Em seguida, os autores colocaram todo o material roubado no veículo polo de cor preta, placa DHP-6877, pertencente a vítima J. Hilton, e evadiram pela BR 367 sentido a cidade de Itinga. 

Contudo, após os autores evadirem, recebemos informações de que o veiculo usado pelos autores estaria abandonado na comunidade ''Humaitá'', contigua a comunidade Taquaral. 

Após chegarmos ao local, fizemos contato com o senhor '' C. R. ALVES'', residente naquela localidade, que o veiculo que os indivíduos utilizavam estava com defeito, que eles estacionaram o veiculo próximo a uma cerca de arame farpado e em ato contínuo deslocou ate a residência do senhor Clóvis solicitando ajuda para consertar o carro. 

Porém, após o senhor Clóvis abrir a porta, um dos indivíduos que se encontrava armado empurrou o senhor Clóvis e adentrou a residência, danificou o aparelho telefônico fixo, e ordenou que o entregasse as chaves do veículo PWA-9353, micro-ônibus, de cor amarela, pertencente a Prefeitura Municipal de Itinga, utilizado para realizar transporte escolar, o qual se encontrava acautelado ao senhor C. R. Alves, que se encontrava dormindo em um quarto ao lado. 

Sendo assim, os indivíduos o arguiram quem dirigia o veiculo, sendo informados que era o senhor C. R. Alves, que com o barulho, levantou e caminhou ate a sala de estar, deparando com os indivíduos.

Em ato contínuo, os indivíduos renderam-no e o obrigaram a entrar no micro-ônibus e ordenou que ele dirigisse o veículo sentido a cidade de Itaobim-MG, acessando novamente a BR 367. 

Ainda de acordo com o senhor C. A. Ribeiro, no momento em que chegava na cidade de Itaobim-MG, o indivíduos ordenou a ele que seguisse sentido a cidade de Jequitinhonha-MG, porem, ao chegar em determinado ponto da estrada, os indivíduos obrigaram-no a acessar uma estrada vicinal que da acesso ate o povoado de São João, porém, os autores disse a ele que parasse o veículo próximo a comunidade '' Fogueteiros'', o que fora acatado de imediato. após parar o veículo, o senhor Clóvis relatou que todos os cinco indivíduos desceram do micro-ônibus, sendo que um deles entregou uma quantia de R$30,00 trinta reais para que ele tomasse um café na estrada e uma blusa de cor cinza devido ao senhor Clóvis estar sentido frio e sem camisa.

Em seguida os indivíduos evadiram a pé pela estrada vicinal sentido a comunidade São João.

Fonte: BO-748

Assalto a Pedreira de Exploração de Granito Zona Rural de Virgem da Lapa.


Em data de 01/09/15, por volta de 11h50min, na cidade de VIRGEM DA LAPA, a GUARNIÇÃO PM composta pelo SGT JÚNIOR e SD PEDRO HENRIQUE, compareceu na sede do Quartel PM, o Senhor J.A.P. DE SOUSA, 39 anos, guarda particular da empresa Pedreira Ganduvale, da área de extração de granitos, localizada nas proximidades do Povoado Morro Redondo e Barra de Salinas, Polo Lavrinha, zona rural de Virgem da Lapa, relatando-nos que no dia 30/08/15, por volta de 21h00min, quando se encontrava trabalhando na pedreira, foi surpreendido por dois indivíduos encapuzados, armados com arma de fogo, tipo revólver, cada um numa motocicleta, marca, modelo, cor e placa não anotados; que, devido ao seu nervosismo e ser noite com pouca iluminação artificial, não conseguiu visualizar as características físicas dos cidadãos infratores que anunciaram o assalto, rendendo-lhe e roubando 01 (um) botijão de gás, 01(um) capacete de segurança, modelo San Marino, de cor vermelha, 01 (um) martelo batedor de cunha, tendo ainda danificado as portas do escritório da pedreira. 

Logo após o roubo, os cidadãos infratores evadiram do local nas motocicletas, sendo seu paradeiro desconhecido.

O Senhor J. ANTÔNIO relatou ainda que os cidadãos infratores no momento do roubo perguntaram se ele estava armado e, quando ele disse que não, os cidadãos infratores mandaram que ele ficasse quieto, não reagisse, assim como não procurou a polícia de imediato, só o fazendo na data de hoje, 01/09/2015, devido ter que comunicar o fato primeiramente ao seu empregador, que determinou que ele procurasse a polícia para registrar o fato.
Fonte: BO-1144.

Homicídio consumado em Águas Vermelhas


Em 31/08/15, na cidade de AGUAS VERMELHAS, a guarnição composta pelo SGT NIXON e CB MAURICIO foram Acionados por populares a comparecerem no DISTRITO DE MACHADO MINEIRO onde encontraram o suposto autor CLAUDIR DE SOUSA, 38 anos, detido pela população após ter atingido a vítima EDIO FERREIRA DOS SANTOS, 44 anos, com um golpe de faca na região da virilha, o autor apresentava ferimentos/hematomas na região do rosto, ferimentos os quais teriam sido provocados por pessoas não identificadas quando o imobilizaram, apresentava também sinais de embriagues; a vítima foi socorrida por terceiros ate o hospital Santa Lucia em ÁGUAS VERMELHAS/MG, dando entrada na unidade de pronto socorro já em óbito,registro de atendimento médico nr 00183764, diagnosticada uma perfuração única na  coxa esquerda e lesão da artéria femural com hemorragia abundante.

A testemunha M.O.FRANCO, disse que estava no interior de sua residência, que fica em frente ao local do fato, quando ao ouvir um barulho de discussão saiu no portão da casa, momento que visualizou a vítima EDIO vindo correndo do portão do imóvel (pertencente a vítima), com uma espingarda e apontou a arma em direção do irmão ELSON FERREIRA DOS SANTOS com quem estaria brigando, e em seguida deu alguns chutes em ELSON, naquele instante o suposto autor CLAUDIR que estava próximo falou para EDIO se acalmar; que então EDIO passou a agredi-lo também, batendo com a espingarda na cabeça do mesmo e quando EDIO se virou para entrar no portão de volta ao interior do quintal do imóvel, CLAUDIR se aproximou dele por trás sacou a faca da cintura e o atingiu, em seguida os dois caíram ao solo, logo depois o suposto autor se levantou pegou a faca e saiu normalmente do local, foi quando populares se reuniram e evitaram a fuga de CLAUDIR.

Que ELSON então retirou a espingarda do local e levou para o interior da casa onde mora. Ainda de acordo com as testemunhas não tinham conhecimento de rixas e desentendimentos pretéritos entre vítima e autor, também não souberam os motivos que levaram a briga da vítima com o irmão. ELSON que também apresentava sinais de embriagues, disse que não sabia e não se lembrava de nada do que tinha acontecido, familiares relataram que ele tem problemas de amnésia, situação agravada pelo uso constante de bebida alcoólica.

A espingarda foi encontrada no quintal da casa de ELSON, sendo recolhida e apreendida.

O suposto autor foi encaminhado para atendimento e depois foi conduzido preso para 2º DRPC(PEDRA AZUL), ele alegou que a vítima o empurrou e bateu em sua cabeça com uma espingarda, sem motivos; que em data anterior também foi agredido pela vítima, por isso teria reagido. Disse que não se lembrava do local onde deixou a faca que utilizou no crime. Registrado .  BO-756

Lentedovale Entrevista Tônia do Embu no 2º Fórum de Cultura

Tônia do Embu Escultora em Terracota, retorna a Padre Paraíso apos dez anos para participar do 2º Fórum de Cultura, como convidada especial em 04-09-2015.