Ubam solicitará instalação de terminal aeroportuário regional em Itaobim, no Vale do Jequitinhonha



O presidente da União Brasileira de Municípios (Ubam), Leonardo Santana, garantiu hoje que vai protocolar, ainda esta semana, na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em Brasília, solicitação da entidade que pede a instalação de o Terminal Aeroportuário Regional do Vale do Jequitinhonha, no Município de Itaobim.

O dirigente municipalista já havia garantido o pleito durante a Audiência Pública realizada no último dia 20, pela Câmara Municipal de Itaobim, na AABB, na qual foi debatido o Projeto da Zona Franca do Semi-Árido, cujo Pólo mineiro será sediado no município, com a esperança de gerar milhares de novos empregos e renda para todas as cidades que compõem o Vale. O evento foi prestigiado por cerca de 900 participantes, entre eles o deputado estadual, Jean Freire (PT), deputado federal Sub-Tenente Gonzaga (PDT), prefeitos e vereadores e várias autoridades estaduais e municipais que representam os municípios do semi-árido de Minas.

“O município de Itaobim, com seus 21.000 habitantes e densidade populacional de 30 habitantes por Km², possui uma área total de 679 Km², estrategicamente situada no meio do Vale do Jequitinhonha, com 249 metros de altitude, em relação ao nível do mar. Além disso, Itaobim é dividida pela BR-116, tendo acesso privilegiado pela BR-342 e BR-367. Banhada pelo fabuloso Rio Jequitinhonha, essa cidade se constitui no ponto de convergência que vai estabelecer o desenvolvimento de todo Vale”. Disse o presidente da Ubam.

Segundo Leonardo, o acesso aéreo mais próximo de Itaobim, para as capitais do país, fica a 226 quilômetros, no município baiano de Vitória da Conquista. A construção do “Aeroporto Regional do Vale do Jequitinhonha”, em Itaobim, beneficiará todos os municípios do Vale, tornando possível se conseguir que companhias aéreas executivas de pequeno e médio porte, como a Passaredo e Azul, operem seus vôos para Guarulhos, Brasília e Recife, ligando o Vale ao resto do país.

Ascom/Ubam  

Comentários