Seminário em Teófilo Otoni mostra como energia fotovoltaica pode reduzir custos nas empresas


Evento realizado pelo Sebrae Minas é gratuito e conta com a participação de especialistas do setor


- O Programa Energia Fotovoltaica de Minas Gerais será apresentado dia 19 de julho para empresários de Teófilo Otoni e região. O objetivo é capacitar empresas que almejam instalar painéis fotovoltaicos em seus empreendimentos, para geração de energia solar. O programa é uma iniciativa do Sebrae Minas, Governo de Minas e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e será apresentado durante o Seminário de Energia Fotovoltaica. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 33 3529 49 50.

“A energia fotovoltaica é aquela obtida pela conversão direta da luz em eletricidade (efeito fotovoltaico), sendo a célula fotovoltaica (fundamental neste processo de conversão) um dispositivo fabricado com material semicondutor”, explica o analista do Sebrae Minas João Paulo Palmieri, coordenador estadual do setor de energia.

Palmieri destaca que, dentro do programa, o Sebrae vai oferecer todo apoio aos empresários interessados em utilizar a energia. “O empresário que queira utilizar a energia fotovoltaica de forma estruturada terá todo o aparato dos especialistas do Sebrae. Vamos trabalhar com empresários da região que estejam interessados em sustentabilidade e, durante o seminário, iremos apresentar as vantagens dessa fonte energética”, esclarece.

De acordo com Cirilo Jardim, analista do Sebrae em Teófilo Otoni, o seminário é uma oportunidade para que os empresários conheçam mais sobre o tema. “O evento vai mostrar as vantagens da energia fotovoltaica, uma energia limpa, com baixo custo que oferece sustentabilidade e competitividade aos pequenos negócios da região”, explica.

Quem já utiliza esse tipo de energia comemora os resultados. É o caso do empresário Iuri Otoni, proprietário da Jolupe Autopeças, em Teófilo Otoni. “Começamos a usar a fotovoltaica em novembro de 2016 e conseguimos uma redução de quase 90% na conta de energia. Hoje, pago somente a taxa de iluminação pública e o custeio da energia”, destaca.

Os participantes do Seminário poderão tirar todas as dúvidas sobre o uso da energia durante o Painel de tendências e oportunidades para geração de energia fotovoltaica, que vai contar com a presença do conselheiro da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) Ronaldo Koloszuk.

Termo de Ajustamento

Também durante o Seminário será assinado um Termo de Cooperação Técnica para firmar a parceria entre o Sebrae e o Banco do Nordeste. O banco por meio do FNE SOL, linha de crédito para atender a esse segmento, se compromete a disponibilizar financiamento aos empresários interessados em investir em energia fotovoltaica.

O seminário faz parte de uma série de ações definidas em um acordo firmado entre o Sebrae Minas, a Fiemg/Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) em um Protocolo de Intenções, com o objetivo de alavancar o desenvolvimento do setor energético em Minas Gerais.

SERVIÇO:

Seminário de Energia Fotovoltaica em Teófilo Otoni
Data: 19 de Julho
Local: Av. Francisco Sá, 207- Centro
Evento gratuito

Programação
8h40: Recepção e Credenciamento
9h: Abertura com pronunciamento do Sebrae, Governo de Minas e Fiemg
9h15: Painel de tendências e oportunidades para geração de energia fotovoltaica e casos de sucesso no Vale do Mucuri
10h15: Oportunidades de Financiamento com bancos oficiais
11h:  Apresentação do Programa de Energia Fotovoltaica
12h: Encerramento

Comentários