quinta-feira, 6 de julho de 2017

PM Localiza veículo de vítima de latrocínio


Ontem(05)por volta das 11h20min, a equipe da Polícia Militar de Padre Paraíso deslocou até a comunidade de Barra Nova II, onde denuncia davam conta de um indivíduo suspeito de ter cometido um latrocínio na cidade de Brumadinho-MG, dias atrás, estaria na comunidade ocupando um veículo Astra de cor vermelha. 
O chegarem na comunidade os policiais deparam com o suspeito D. P. S. de 19 anos de posse do veículo GM Astra de cor vermelha com Placa HHT-4419, pertencente a senhora Gracy Aparecida Pamplona Silva de 72 anos, encontrada morta com sinais de violência, no sítio de sua propriedade na cidade de Brumadinho. 
Ao ser indagado, o suspeito alegou para os policiais que trabalhava para a senhora Gracy e que teria comparado o veículo de outra pessoa, não informando quem. Relatou ainda, que após comprar o veículo, chamou o seu companheiro, M. J. L. M. de 21 anos, que atende pela alcunha de “JUNINHO”, para vir para Padre Paraíso. 
Juninho ao ser questionado, informou que o suspeito, não dormiu em casa no dia do homicídio citado, e que no outro dia chegou em casa parecendo que havia trabalhado, porém estava nervoso e disse: “O Juninho arruma suas coisas aí que nós temos que ir embora agora” e que ambos saíram da cidade de Brumadinho sem avisar ninguém. 
Diante dos fatos descritos, ao suspeito foi dado voz de prisão em flagrante delito, pelo crime de receptação, sendo encaminhado com a testemunha à Depol de Padre Paraíso para demais providências. 
O veículo foi apreendido e entregue ao pátio conveniado do Detran

Seminário em Teófilo Otoni mostra como energia fotovoltaica pode reduzir custos nas empresas


Evento realizado pelo Sebrae Minas é gratuito e conta com a participação de especialistas do setor


- O Programa Energia Fotovoltaica de Minas Gerais será apresentado dia 19 de julho para empresários de Teófilo Otoni e região. O objetivo é capacitar empresas que almejam instalar painéis fotovoltaicos em seus empreendimentos, para geração de energia solar. O programa é uma iniciativa do Sebrae Minas, Governo de Minas e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e será apresentado durante o Seminário de Energia Fotovoltaica. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 33 3529 49 50.

“A energia fotovoltaica é aquela obtida pela conversão direta da luz em eletricidade (efeito fotovoltaico), sendo a célula fotovoltaica (fundamental neste processo de conversão) um dispositivo fabricado com material semicondutor”, explica o analista do Sebrae Minas João Paulo Palmieri, coordenador estadual do setor de energia.

Palmieri destaca que, dentro do programa, o Sebrae vai oferecer todo apoio aos empresários interessados em utilizar a energia. “O empresário que queira utilizar a energia fotovoltaica de forma estruturada terá todo o aparato dos especialistas do Sebrae. Vamos trabalhar com empresários da região que estejam interessados em sustentabilidade e, durante o seminário, iremos apresentar as vantagens dessa fonte energética”, esclarece.

De acordo com Cirilo Jardim, analista do Sebrae em Teófilo Otoni, o seminário é uma oportunidade para que os empresários conheçam mais sobre o tema. “O evento vai mostrar as vantagens da energia fotovoltaica, uma energia limpa, com baixo custo que oferece sustentabilidade e competitividade aos pequenos negócios da região”, explica.

Quem já utiliza esse tipo de energia comemora os resultados. É o caso do empresário Iuri Otoni, proprietário da Jolupe Autopeças, em Teófilo Otoni. “Começamos a usar a fotovoltaica em novembro de 2016 e conseguimos uma redução de quase 90% na conta de energia. Hoje, pago somente a taxa de iluminação pública e o custeio da energia”, destaca.

Os participantes do Seminário poderão tirar todas as dúvidas sobre o uso da energia durante o Painel de tendências e oportunidades para geração de energia fotovoltaica, que vai contar com a presença do conselheiro da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) Ronaldo Koloszuk.

Termo de Ajustamento

Também durante o Seminário será assinado um Termo de Cooperação Técnica para firmar a parceria entre o Sebrae e o Banco do Nordeste. O banco por meio do FNE SOL, linha de crédito para atender a esse segmento, se compromete a disponibilizar financiamento aos empresários interessados em investir em energia fotovoltaica.

O seminário faz parte de uma série de ações definidas em um acordo firmado entre o Sebrae Minas, a Fiemg/Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) em um Protocolo de Intenções, com o objetivo de alavancar o desenvolvimento do setor energético em Minas Gerais.

SERVIÇO:

Seminário de Energia Fotovoltaica em Teófilo Otoni
Data: 19 de Julho
Local: Av. Francisco Sá, 207- Centro
Evento gratuito

Programação
8h40: Recepção e Credenciamento
9h: Abertura com pronunciamento do Sebrae, Governo de Minas e Fiemg
9h15: Painel de tendências e oportunidades para geração de energia fotovoltaica e casos de sucesso no Vale do Mucuri
10h15: Oportunidades de Financiamento com bancos oficiais
11h:  Apresentação do Programa de Energia Fotovoltaica
12h: Encerramento