Sebrae Minas e Vallourec lançam programa para modernizar a indústria mineira


Iniciativa vai selecionar oito ideias de soluções inovadoras para serem aceleradas ainda este ano
O Sebrae Minas e a Vallourec vão acelerar oito ideias inovadoras para o setor da indústria.  Startups e empresas com faturamento até R$ 4,8 milhões por ano podem concorrer ao edital com projetos de soluções logísticas de rastreamento, movimentação e controle de estoques. A inscrição dos trabalhos deve ser feita entre os dias 22 de junho e 8 de julho, pelo site www.sebrae.com.br/minasgerais. As ideias selecionadas receberão investimento e os empreendedores serão acompanhados pelo Sebrae durante oito meses.
O objetivo do Mind 4.0 é estimular a inovação na indústria mineira, aproximando a demanda de grandes empresas do setor de soluções que podem ser desenvolvidas por startups, micro e pequenas empresas. O nome do programa é inspirado no conceito de Indústria 4.0 ou 4ª Revolução Industrial, uma referência ao contexto atual do setor, marcado pelos impactos da transformação digital. 
 “A incorporação dessas inovações pela indústria brasileira é um desafio à modernização do setor, que carece principalmente de soluções de automação e controle visando à maior eficiência, autonomia e customização dos processos produtivos”, avalia a gerente da Unidade de Indústria do Sebrae Minas, Márcia Valéria Machado.
 “Temos desafios logísticos iminentes, como a identificação e rastreabilidade de itens de diversos tamanhos, desde pequenas peças de manutenção até barras de aço de quatro toneladas”, afirma Thiara Rodrigues, engenheira de Pesquisa e Desenvolvimento da Vallourec. Outra necessidade da empresa, segundo ela, é a gestão inteligente de estoques.
Os empreendedores selecionados no Programa Mind 4.0 participarão de um curso para construir ou aprimorar o modelo de negócio da empresa, e terão acompanhamento no desenho da solução apresentada. O programa inclui, ainda, dinâmicas de apresentação das ideias de negócios para públicos com potencial de investimento. resários os conceitos e C
Programa Mind 4.0

Inscrição dos projetos: 22 de junho a 8 de julho
Bootcamp (curso de empreendedorismo e desenvolvimento do modelo de negócio): 06 a 09 de agosto
Service design:  20 de agosto a 14 de setembro
Desenvolvimento das soluções: 17 de setembro a 20 de dezembro
Informações e inscrição: www.sebrae.com.br/minasgerais  e 0800 570 0800

 Desafios do setor produtivo
 Pesquisa recente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) aponta que 90% dos empresários do setor concordam que a Indústria 4.0 “aumentará a produtividade” e que “é uma oportunidade ao invés de um risco”. Apesar do otimismo, apenas 5% das empresas entrevistados se sentem “muito preparadas” para enfrentar os desafios da chamada 4ª Revolução Industrial.
O mesmo estudo mostra que as áreas com maior potencial para se beneficiar da Indústria 4.0 são: produção (55%), controle da produção (50%), rastreabilidade (38%), controle de qualidade (32%), planejamento (31%), e engenharia de desenvolvimento de novos produtos (31%).

Comentários