COOPERAGOPAP@COOPERAGOPAP.COM.BR
1ª FEIRA DE
NEGOCIOS REGIONAIS DA
COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL DA AGRICULTURA FAMILIAR
DE PADRE PARAISO E REGIÃO (COOPERAGROPAP).
CONSTITUIDA NO
ANO DE 2008
Local Praça Águas Marinhas centro.
Parceria: PREFEITURA MUNICIPAL DE PADRE PARAISO
COM AS
SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO, SAUDE E AÇÃO SOCIAL,
SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE
PADRE PARAISO
SENAR – MG-SERVIÇO NACIONAL
DE APRENDIZAGEM RURAL
Realização: COOPERAGROPAP:
Apoio: Prefeitura Municipal
Coordenação: Divisão de Alimentação Escolar
Elaboração: José Mauro do Nascimento Contato: (33) 84447677
Justificativa
A 1ª Feira de negócios da
Cooperativa da Agricultura Familiar de Padre Paraíso, tendo como referência a
1ª Feira do Mel realizada de 13
a 15 de junho de 2008 com grande repercussão. A Feira terá
a participação dos pequenos agricultores familiares rurais do município de
Padre Paraíso e cidades vizinhas, com o intuito de divulgar e propagar nas
instituições de ensino que seguem as determinações da Resolução 38 de 16 julhos
de 2009, os produtos fornecidos para a alimentação escolar e outros itens de
produção artesanal.
Objetivo
A Resolução 38, de 16 de
julho de 2009, determina que dos recursos repassados do PNAE/FNDE para a
alimentação escolar, deverá ser investido no mínimo 30% do valor na aquisição
de itens do pequeno agricultor familiar rural. A Cooperativa promove a 1ª Feira
de negócios da Agricultura Familiar de Padre Paraíso/MG com os seguintes objetivos:
1-
Realizar a exposição, em local, público, dos itens produzidos e/ou
confeccionados pelos cooperados e associações do município e região;
2-
Promover a interação produtor X mercado consumidor, apresentando aos Diretores
de Escolas Municipais e Estaduais a diversidade e a qualidade dos produtos que
já são, e que poderão ser produzidos e agregados à alimentação escolar;
3-
Estimular o pequeno agricultor familiar a investir na produção e diversificação
para atender a demanda quanto ao Programa de Alimentação Escolar;
4-
Orientar os produtores rurais sobre a importância que a Agricultura Familiar
exerce na valorização das boas práticas e na segurança alimentar e nutricional,
como no fornecimento de produtos in natura e hortaliças minimamente processadas
100% sem agrotóxicos;
5-
Incentivar a prática da diversidade de produtos que já são tradicionais no
mercado municipal e regional;
6-
Oferecer um espaço para integração dos produtores de alcance educacional
através de palestras e cursos pelo SENAR-MG voltados ao produtor;
7-
Permitir interação do produtor com empresas de agronegócios, como bancos,
fornecedores, clientes e empresas de extensão rural;
8-
Promover a valorização dos homens e mulheres do campo, e pelo homem e mulher
urbano.
Público alvo
O presente projeto será
realizado com a participação e parceria da Prefeitura Municipal, SINDICATO DOS
TRABALHADORES RURAIS, SENAR-MG: SERVIÇO NASCIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL DE
MINAS GERAIS, e ASSOCIAÇÕES dos produtores Familiares, entre outros
agricultores que desejarem participar, Diretores das Escolas Estaduais e Municipais,
representantes da EMATER, do CAE – Conselho de Alimentação Escolar e demais
Conselhos, representantes da Sociedade Civil e representantes de Cidades
vizinhas, além do público circulante da cidade. Gerando um mínimo de 1.000
pessoas participando da feira.
Desenvolvimento
A
previsão para a realização do evento é nos dias 20, 21,22 e 23 de junho de
2012, e sua organização se dará em quatro passos; A saber:
1º passo – Divulgação da realização da
1ª Feira de Negócios da Cooperativa Agroindustrial da Agricultura Familiar de
Padre Paraíso e Região, esclarecimentos e levantamento do número de
interessados;
2º passo – Promover a inscrição dos
interessados para firmar a organização da Feira e apresentar o Regulamento aos
participantes;
3º passo – Estender os convites aos
palestrantes e demais convidados;
4º passo – Providenciar espaço adequado,
com barracas, palco, cadeiras (durante o evento), Som, seguranças, banner para
divulgação do evento, faixas, carro de som, sacolas personalizadas do evento,
crachás personalizados para os participantes, banda para o show cultural.
Cronograma de atividades
Sugestão de cronograma de
atividades: os eventos iniciaram no mês de Maio com atividades de 06 cursos
aplicados pelo SENAR-MG nas áreas de Trabalhador na Olericultura básica de
cultivo orgânico 40HS. Trabalhador na Fabricação de Melado, Açúcar Mascavo e
Rapadura 40HS, Trabalhador na produção de Conservas Vegetais ,Compotas,Frutas
Cristalizadas e Desidratadas Geléias e Doce em Pasta 40Hs.Corte e Costura
Artesanatos de Tecido c/ Peças Femininas Básicas sob;Medida 40HS. Artesanatos
de Fibras Naturais 40HS. Trabalhadores na Olericultura Básica, Colheita, pos-
colheita e comercialização 40HS.
Os eventos acontecerão simultaneamente à Feira
nos seguintes horários
·
Quarta
Feira dia 20/06 às 7h30min - abertura Oficial da Feira com Prefeito Municipal,
e das Secretárias de Educação, Saúde e Assistência Social.
·
Das
18HS às 22HS SHOW Musical com cantores da terra valorizando a cultura local e
regional.
·
Nos
dias 21e 22 os trabalhos dos feirantes iniciaram as 08: HS e findarão às 22HS
com shows musicais e apresentações teatrais.
·
Dia
22 Sexta Feira as 20hs Apresentação do MURION CIA DE TEATRO com o Espetáculo;
“AQUI VOCE NÃO ENTRA” Direção: Fernando Limoeiro.
* No dia 23 encerramento às
18HS dos trabalhos com a palavra a Direção da Cooperativa para as considerações
finais.
Durante o evento os
participantes poderão fazer contatos importantes sobre compra e venda de
produtos.
A todo o momento as Escolas
poderão fazer visitas á Feira com alunos, pais e funcionários.
Durante a Feira os
produtores poderão trocar experiências com produtores das Cidades vizinhas e as
empresas presentes.
Custos do evento
Os custos serão rateados e
pagos com dois recursos, um proveniente da prefeitura e outros patrocínios de
acordo com as tabelas a seguir:
Prefeitura Municipal
Descrição
|
Custo
|
Sonorização
|
-
|
Barracas
|
Assistência Social
|
Faixas para divulgação da Feira
|
-
|
Carro de som para divulgação
|
-
|
Café para expositores, palestrantes
e convidados
|
-
|
Iluminação
|
PATROCINIOS
Descrição
|
Qtd
|
Custo
|
Crachás personalizados para os
participantes
|
100
|
R$ 50,00
|
Banner em lona (90x60cm)
|
02
|
R$78,00
|
Camisas para o evento
|
60
|
R$780.00
|
Show musical
|
04
|
R$800,00
|
Banner em lona 120x080
|
01
|
R$98.00
|
Cartazes - 4x0 cores – couches 115 grs.
|
100
|
R$495,00
|
Frete
|
01
|
R$50.00
|
TOTAL
|
-
|
R$2.429,00
|
Cotas de Patrocínio
As cotas serão oferecidas
aos candidatos patrocinadores da seguinte forma:
Formas
de Divulgação
|
Valor
|
Dois
Banners (90 cm
x 60 cm)
|
R$
156.00
|
camisas
|
R$780.00
|
Show musical
|
R$800.00
|
Cartazes em papel couches
|
R$ 495.00
|
Banner 120x60cm
|
R$130,00
|
Todo valor arrecadado será
destinado a cobrir os custos do evento. Um relatório será elaborado e repassado
a todos os colaboradores patrocinadores.
Inscrição de produtores e
associações
Para a exposição de
produtos, serão destinados stands que serão ocupados por produtores e
associações que assim desejarem e se inscreverem. O formulário de inscrição
conterá os seguintes campos:
- Nome do Produtor:
- CPF:
- Telefone:
- Localização da propriedade:
- Associação:
- Produtos que irá expor:
- Entrega para Escola?
- Entrega para CONAB?
- Vende no Mercado?
Recomendações para o uso dos stands:
- Arrumação de 7HS às 8HS
- Desarrumação das 21HS às 22HS
- Lixeira
- Os produtos devem ser frescos.
- Material para degustação deve ser descartável.
- Cuidado para contato dos alimentos com insetos.
Normas do stand
Cada
stand terá tamanho padrão e poderá ser aproveitado em todo seu espaço interior
pelo patrocinador. No espaço externo ao stand não poderá ser colocado material
impresso e publicitário com exceção de um banner na porta do stand para
identificação deste. A identificação do Stand será por conta do usuário.
Os
stands que serão usados pelos produtores e associações deverão conter banca
para exposição dos seus produtos e identificação de cada um. Sugere-se que
alguns produtos sejam oferecidos para degustação dos participantes da feira.
LOCAL
DOS CURSOS
Os cursos vão ser
realizados na Sede Campestre do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e no Salão
de Costura da Comunidade do Córrego Comprido todos com duração de 40HS. Os
materiais para uso dos alunos serão cedidos pela coordenação do evento. Os
certificados serão entregues ao final do curso, Obs.: “Quem se ausentar da sala
não terá o certificado”
SUGESTÕES:
Os temas sugeridos para as
palestras envolvem à. “Agricultura Familiar na Produção de Alimentos” para uma
“Alimentação Escolar saudável” visaria mostrar ao produtor sua importância no
fornecimento de alimentos para as cidades e a qualidade do alimento como um
diferencial para uma alimentação saudável e fundamental para o melhor desempenho
das crianças na escola.
“O Cooperativismo” mostra
as vantagens da associação do homem do campo e a importância do espírito
cooperativista, além de usos práticos para que elas possam ser mais
colaborativas para o desenvolvimento rural sustentável.
Avaliação
O evento será avaliado
durante todo o momento para ser aprimorado para a 2ª Feira de Negócios
Regionais da Agricultura Familiar no ano seguinte. Ao final será distribuído um
questionário de auto-aplicação para alguns participantes, os produtores nos stands
e as empresas patrocinadoras.
Resultado
Tendo em vista o empenho
da Cooperativa, em realizar este evento com parceiros na melhoria da qualidade
da alimentação escolar, desenvolvimento rural sustentável, visando o
abastecimento de alimentos para o município e o crescimento econômico espera-se:
- Aumentar ofertas, diversificar e expandir os produtos agropecuários;
- Profissionalizar atividade rural;
- Promover a valorização de homens e mulheres do campo;
- Ampliar contatos importantes para venda dos produtos;
- Impulsionar e fortalecer a produção Rural, por meio de seus produtores, acarretando desenvolvimento do agronegócio local e regional.
Padre Paraíso, 08 Março de 2012
Inscrição de produtores e associações
Endereço para envio da
inscrição.
Rua Araçuaí Nº50 sala E centro P.Paraíso
Rua Araçuaí Nº50 sala E centro P.Paraíso
Para a exposição de
produtos, serão destinados stands que serão ocupados por produtores e
associações que assim desejarem e se inscreverem.
- Nome do Produtor:
- CPF:
- Telefone:
- Localização da propriedade:
- Associação:
- Produtos que irá expor:
- Entrega para Escola? ( ) Sim ( ) Não
- Entrega para CONAB? ( ) Sim ( ) Não
- Vende no Mercado Local? ( ) Sim ( ) Não
- Trabalha em Feira Livre? ( ) Sim ( ) Não
Recomendações para o uso dos stands:
- Arrumação de 7HS às 8HS
- Desarrumação das 21HS às 22HS
- Lixeira
- Os produtos devem ser frescos.
- Material para degustação deve ser descartável.
- Cuidado para contato dos alimentos com insetos.
Evento
há realizar-se nos dias 20, 21,22 e 23 de Junho de 2012 na Praça das Águas
Marinhas em Padre Paraíso MG.
Sua
presença é muito importante para o reconhecimento do trabalho que o pequeno
produtor realiza.
Assinatura do
participante--------------------------------
Comentários
Postar um comentário