Por que é importante se alimentar com todos os grupos de alimentos


Para nos alimentarmos de maneira adequada, é fundamental que primeiramente conheçamos os grupos de alimentos e a importância que cada um deles tem para a nossa saúde. Os alimentos contidos nesses grupos são diariamente essenciais para o correto funcionamento do nosso corpo. 
Então vamos falar destes grupos de alimentos que tão bem faz a nossa saúde: 
  • Pães, cereais, massas e arroz: Esses alimentos são importantes fontes de energia. Devem ser consumidos em várias refeições, já que são os principais fornecedores de energia do organismo. Por exemplo:  
- No café da manhã, entram os cereais ou pães. No almoço e jantar, arroz, macarrão, batata, mandioquinha. Dessa forma, esse grupo acaba entrando naturalmente na alimentação em proporções adequadas.  
  • Vegetais: A combinação desses alimentos fornecem fibras e vitaminas e minerais inclusive vitamina A e C.  
- Esses devem entrar nas principais refeições, em forma de saladas, refogados ou incorporados a outras preparações.  
  • Frutas: Como os vegetais, as frutas oferecem uma grande variedade de nutrientes, inclusive vitamina C, potássio e fibras. 
- Devem entrar na alimentação em grande variedade, e são boas opções como complementos de lanches, sobremesas e sucos.  
  • Leite e derivados: Os laticínios, como leite, queijos, iogurte, constituem a principal fonte de cálcio, responsável pelo crescimento dos ossos. Também fornecem proteínas, necessárias para o crescimento.  
  • Carnes em geral, ovos e feijões: Este grupo fornece a maior parte da proteína da alimentação, as quais são necessárias para o crescimento das crianças. São ainda fontes de vitaminas do Complexo B, ferro, fósforo, magnésio, zinco e outros minerais.  

OBS: Notaram a importância em comer feijão?   - Então tomem cuidado por ai nas academias da vida quando os personais ou donos de academias incentivam a pessoas a abandonarem a ingestão de feijão. O feijão faz parte de um dos grupos alimentares importantíssimos.  
- Devem ser consumidas nas refeições principais, como almoço e jantar.  
  • Alimentos ricos em gordura e açúcar: Este grupo inclui a margarina, manteiga, óleos, açúcar, chocolate e outros alimentos doces ou gordurosos. Uma pequena quantidade de gordura é necessária, por isso as fontes desses alimentos devem ser consumidas em proporções controladas (ou seja, em quantidade menor). As gorduras também fornecem energia para o crescimento, e participam na formação de hormônios, porém, por serem altamente calóricas, grandes porções ou o frequente consumo destes alimentos, inibem o apetite para alimentos mais saudáveis e podem promover a obesidade.   
Espero que façam bom uso dessas informações e que se alimentem mais com todos os grupos de alimentos, não desprezando nenhum, pois sabemos que a ausência de algum alimento ocasionará em deficiência de nutrientes. 
Bjos a todos... Lembrem-se: Saúde primeiramente! 
Se houverem dúvidas consulte um nutricionista. 
Letícia Rodrigues - Nutricionista

Comentários