Consultora
do Sebrae dá dicas para alavancar as vendas de quem trabalha com chocolate,
bombons e doces
Uma produção
com doces lucros. Assim pode ser definido o negócio de microempreendedores do
Vale do Mucuri que aproveitam o período da Páscoa para alavancar as vendas de
chocolates. De acordo com dados da Abicab (Associação Brasileira da Indústria
de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), o Brasil é um dos países
com o maior volume de vendas de produtos de Páscoa do mundo. Só em 2017, foram
produzidas 9 mil toneladas de chocolate, o equivalente a 36 milhões de ovos de
páscoa.
O exemplo de
bom aproveitamento desse período para incrementar as vendas e melhorar o
próprio negócio é dado pelo casal Elismar Ferreira e Margareth Almeida,
moradores de Nanuque. O casal comanda a ME Doces e Salgados, e por enquanto
trabalham em casa e atendem por encomenda. Elismar tem emprego fixo e ajuda na
gestão do negócio, enquanto a esposa trabalha na produção que garante uma renda
extra para a família.
“Começamos
com a produção de doces e salgados em 2015 e no mesmo ano nos formalizamos como
Microempreendedor Individual. Desde então procuramos melhorar a qualidade dos
nossos produtos para agradar os clientes. Sem dúvida, a Páscoa é o melhor
momento do ano para o nosso negócio. Estamos com mais de 40 ovos encomendados e
a meta é chegar a 100 até o dia 29 de março” ressalta.
Para
conquistar clientes no concorrido mercado dos ovos de páscoa, Elismar conta que
além de produtos de qualidade é preciso se capacitar e fazer uma boa gestão.
“Fizemos o Empretec pelo Sebrae, o que nos ajudou demais. Aprendemos que é preciso
ter uma boa formação de preço, saber administrar estoque, ciar canais de
divulgação, entre outras coisas. É preciso ter uma visão profissional do
negócio”, acrescenta.
Apesar da boa
expectativa de venda para este ano, o casal revela que no mesmo período do ano
passado a procura pelos ovos estava maior, mas ainda assim eles esperam que as
vendas aumentem com a proximidade da páscoa. O valor de cada ovo varia de
R$15,00 a R$80,00.
Ao gosto
do cliente
Graduada em
administração de empresas, Thais Sandes tem na sua loja Doces e Bombons
Artesanais, em Teófilo Otoni, sua fonte de renda. Começou como funcionária de
uma loja, e depois de algum tempo, deixou o emprego para dedicar-se a sua
própria produção. Após procurar o Sebrae, há três anos se formalizou e como a
demanda cresceu muito, decidiu abrir seu próprio negócio no centro da cidade.
Otimista, ela espera aumentar as vendas em cerca de 50% em relação ao ano
passado. Antenada e sempre atenta as exigências do cliente, aposta em alguns
diferenciais para atingir a meta de crescimento. “ Acredito que o fato de ter a
loja fixa na área central ajuda muito, pois as pessoas já sabem onde encontrar
o meu produto. Além da qualidade aposto muito em uma embalagem atrativa e
invisto sempre na divulgação pelas redes sociais. Hoje, as pessoas querem
comodidade, então elas podem entrar nas nossas páginas, escolher o ovo e fazer
a encomenda sem sair de casa”, ressalta.
Para atrair a
clientela, Thaís aposta ainda em variedades. “Meu público principal é o
infantil, por isso, para agradar as crianças temos ovos temáticos, com
brinquedinhos dentro. Oferecemos mais de 20 opções de sabores, além de ovos de
colher, ovo vulcão, ovos trufados, ovos de cerveja. Enfim, atendemos ao gosto
do cliente”, garante.
Os valores
dos ovos variam de R$12,00 a R$85,00. Ela também oferece a possibilidade de
pagamentos no cartão de crédito, em até três vezes sem juros. “Temos que
aproveitar a oportunidade para alavancar vendas nesse período, mas além dos
ovos também oferecemos opções para anteder nossa clientela durante o ano todo”,
enfatiza.
Cuidados
Para a
consultora do Sebrae Minas Claudia Martins o bom empreendedor precisa estar
atento. “Identificar oportunidades é uma das principais características de um
empreendedor. A demanda é grande nessa época e quem enxerga e procura atender o
desejo do consumidor tem grandes chances de sucesso”, avalia.
No entanto, a
consultora alerta sobre cuidados e dá dicas importantes para quem trabalha no
setor. “Além de identificar a oportunidade é preciso produzir variedades -
ovos gourmet, ovos recheados, ovos light -, fazer uma boa divulgação,
principalmente nas redes sociais, ter cuidado na formação de preço de venda,
investir em embalagens criativas e identificar quem é e onde está o
público-alvo”, ressalta.
Sida Santana
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