Ausência de cobradores em transporte coletivo na RMBH será tema de audiência pública da ALMG


A Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) realizará em 24 de abril (terça-feira) uma audiência pública para debater a qualidade do transporte público coletivo na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Segundo o proponente da reunião, deputado Dr. Jean Freire — presidente da referida comissão —, a solicitação para o debate partiu de integrantes do “Movimento Volta Cobradores de Contagem”. “A intenção é esmiuçarmos as consequências da ausência de cobradores nos ônibus para os usuários e para os motoristas”, esclarece o parlamentar.
Para Ítalo Fernandes de Jesus, do “Movimento Volta Cobradores”, o problema é muito claro em Belo Horizonte, onde, desde 3 de setembro de 2012, vigora a lei municipal 10.526, que permite aos coletivos circularem sem a presença de cobrador em horário noturno, fins de semana e feriados. “As consequências dessa lei apareceram com mais evidência no início do ano, quando sua aplicação foi intensificada”, afirmou ao relembrar o acidente de 13 de fevereiro, no bairro Barreiro, quando um coletivo sem cobrador atravessou um córrego e bateu em um barranco, matando o motorista e quatro passageiras. “Em Contagem também há diversas linhas operando sem estes profissionais”, enfatiza o líder comunitário.
“Há relatos de que os motoristas passam a desempenhar múltiplas funções: conduzir o coletivo, cobrar, receber, dar trocos, liberar catraca, e ainda operar elevador de cadeirantes. Precisamos debater até que ponto isso é prejudicial”, afirma Dr. Jean Freire.
Para a audiência pública, são aguardados representantes do poder público, empresas e usuários. O encontro será às 1h30, no auditório da ALMG, e é aberto à participação de qualquer cidadão interessado.
Audiência Pública Transporte Coletivo
Data: 24 de abril de 2018 (terça-feira)
Horário: 14h30
Local: Auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) – Rua Rodrigues Caldas, 30 – Andar SE – Santo Agostinho – BH/MG

Comentários