A vulnerabilidade social dos municípios e regiões metropolitanas brasileiras apontam para os indicadores que revelam condições vulneráveis a partir de diversos fatores envoltos na temática social, como os contextos de trabalho e renda, educação e saúde, condições de transporte, habitação e saneamento.
O município de Padre Paraíso com uma população de aproximadamente 20.000 pessoas, como tantos outros possuem uma parcela da comunidade em situação de vulnerabilidade social. Em 2016, o salário médio mensal era de 1.5 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 6.9%., considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, tinha 52.2% da população nessas condições, segundo o IBGE.
A Polícia Militar de Minas Gerais, em razão de sua missão constitucional de polícia ostensiva, deve oportunizar a construção da Segurança Pública para melhoria da qualidade da vida do cidadão, portanto, a participação comunitária é fundamental para sucesso do trabalho segundo a filosofia de Polícia Comunitária.
Nesse sentido, a Defesa Civil do Estado distribuiu junto a Policia Militar, cestas básicas para assistência social as famílias vulneráveis socioeconomicamente. Muitas vezes o policial promove intervenções policiais nas comunidades na promoção da segurança publica, mas também depara com tais situações de vulnerabilidade, sendo oportuno o trabalho de assistência em parceria com a iniciativa publica-privada.
Segundo Tenente Melo dará continuidade ao trabalho em parcerias com a Defesa Civil do Estado, Rede de Comercio Protegidos, CDL/Padre Paraíso, CONSEP/Padre Paraíso, Prefeitura, Câmera de Vereadores, organizações não-governamental, igrejas e entre outros, para que o alcance de assistir mais famílias possa acontecer.
Comentários
Postar um comentário